domingos totora designer stampa

Domingos Tótora

Nascido e criado em Maria da Fé, uma cidade na região montanhosa de Minas Gerais, Domingos Tótora retornou à sua cidade natal depois de estudar design em São Paulo e escolheu papelão como fonte de material para o seu trabalho que fica entre arte e design. A paisagem circundante e sua paixão pela natureza servem como fontes de inspiração para o seu trabalho. Começando com papelão reciclado, ele cria objetos e esculturas onde a beleza é inseparável da função, conferindo uma aura artística a objetos cotidianos comuns.

Domingos Tótora elegeu o papelão como matéria prima para seu trabalho – que transita entre a arte e o design. Em seu habitat de expressão e experimentação encontra-se, além de raízes e laços afetivos, sua principal fonte de inspiração, a natureza.

A partir da reciclagem do papelão, o artista cria objetos e esculturas onde a beleza é inseparável da função. Concede status de arte às peças simples do cotidiano.

O papelão ao entrar na oficina é desmanchado e recebe tratamento com cola e derivados de aglutinação e se transforma em massa de celulose moldável. Obtém-se 100% de re-aproveitamento. O papelão vêm da madeira e volta a origem, volta a ser madeira novamente. O processo de criação se dá na manipulação  e gestual livre com a matéria. Resulta em equilíbrio entre qualidade e estética gerando peças resistentes com imenso apelo tátil. Concepção e execução andam juntas e o trabalho é sustentável em todos os níveis – da matéria prima aos aspectos sociais e econômicos. Sustentabilidade é o que se faz e não o que se diz.

 

Siga Domingos Tótora nas Redes Sociais:

Instagram: Domingos Tótora

Fonte: www.domingostotora.com.br

Produtos no encontrados.